"It´s simple but not easy"

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O que é o Clicker ???

Treino com Clicker

Para melhor compreendermos a essência do treino com clicker, temos de rever alguns princípios básicos do treino. A primeira função de qualquer treinador é descobrir factores que motivam o animal a aprender a desempenhar tarefas. Aos factores que motivam comportamentos, chamamos reforços.
Para ficarmos com uma melhor ideia dos princípios deste tipo de treino, olhemos para os golfinhos. Uma das grandes atracções num parque marinho são os saltos e piruetas sintonizados na perfeição. Muito antes dos treinadores darem o comando para estes saltos e piruetas, têm de começar por um objectivo mais básico – conseguir que o golfinho salte uma vez. Podem simplesmente esperar pelo comportamento ( um salto ) e dar um peixe ( reforço ). Durante vários dias reforçam todos os saltos. Ao fim de uma semana, o golfinho terá aumentado a frequência de saltos. De facto, o mais provável é ele começar a saltar sempre que vê o treinador aproximar-se com um balde de peixes. Depois de aumentada a frequência dos saltos, o próximo objectivo é conseguir saltos mais altos, e por aí fora até se conseguir uma rotina completa de saltos e piruetas.
Desde a altura que o homem começou a treinar animais, o elogio verbal tem sido parte integrante do treino. Para além de servir como recompensa por uma boa prestação, também tem outra função importante, que é transmitir ao animal qual a acção que mereceu a recompensa. Contudo, o treinador vê-se perante um problema : transmitir na altura exacta qual o comportamento que gostou! A solução não é abandonar o elogio verbal, mas sim refiná-lo. Em vez de dizerem “ lindo menino !” para transmitir “ gostei disso!”, os treinadores de golfinhos fazem uma coisa diferente. Como quando se acaba de dizer “ lindo menino!” o golfinho pode ter feito um percurso de 20 pés no ar, é impossível ele entender exactamente qual a parte do seu comportamento que mereceu o reforço, a não ser que o treinador conseguisse dizer “ lindo menino” numa fracção de segundo! Então, os treinadores de golfinhos utilizam apitos e clickers para transmitir esta mensagem na altura exacta. A associação do apito ou clicker com um reforço ( peixe ), facilita a comunicação entre o treinador e o golfinho. Quando o golfinho salta, o treinador clica o momento em que o golfinho atinge a parte mais alta do salto. Ao fim de uma série de repetições, o golfinho terá aprendido que se não ouve o clic não recebe recompensa. Através de tentativas, aprenderá que um salto baixo nunca causa um clic, mas um salto alto sim. O clic transmite-lhe que o que fez é a acção pretendida pelo treinador, enquanto que a ausência do clic transmite-lhe que está a fazer asneira.
Embora o treino de um animal marinho pareça um mundo à parte do treino canino, os princípios não são assim tão diferentes. O apito ou clicker do treinador de golfinhos é simplesmente uma maneira abreviada de dizer “ lindo menino”. Os psicólogos caninos que inicialmente utilizaram o clicker para moldar comportamentos, chamaram-lhe um reforço secundário. Reforços primários são os estímulos que naturalmente motivam o animal para trabalhar, tais como, comida, carícias, ir atrás de uma bola, etc., ou que induzem comportamentos de causa biológica, tal como a excitação. Um reforço secundário é um estímulo que, quando associado a um reforço primário, adquire o mesmo valor do reforço primário. Para compreender melhor este conceito, experimentem pegar na trela do vosso cão e vejam como ele fica excitado. O reforço primário é o passeio e o reforço secundário é a trela que, como preditor do passeio, causa uma reacção de excitação. O clicker é associado a vários reforços primários, e depois de estabelecida esta associação, pode ser utilizado de várias maneiras :
1 – O clicker identifica, numa maneira precisa, o comportamento desejado. No tempo que levamos a dizer “lindo menino” o animal pode ter oferecido o comportamento desejado logo seguido por um indesejado. Por exemplo, o animal não sabe se foi do “senta” ou se foi do saltar para o treinador uma fracção de segundo a seguir ao senta, que o treinador gostou.
2 – O clicker pode ser utilizado à distância. É impensável tentar dar um pedaço de comida ao animal na altura exacta em que um comportamento ocorre, quando este está longe do treinador. O clicker serve de ponte entre a altura em que ocorreu o comportamento desejado e a entrega da recompensa.
3 – O clicker pode substituir a comida. Tal como o elogio verbal tem a capacidade de manter um comportamento na ausência de comida, o clicker também tem essa capacidade de motivação.
4 – O clicker pode desviar a atenção do cão à comida. Alguns cães são tão motivados pela comida, que ao mais pequeno sinal de uma recompensa com comida, quebram a sua concentração. Como há sempre um ligeiro atraso entre o clic e a recompensa, o cão é obrigado a focar-se no comportamento que causa o clic em vez de na recompensa que se segue.
5 – O clicker também marca o fim de uma acção. Quando se ensina o fica, por exemplo, o clic indica durante quanto tempo o cão deve permanecer numa posição antes de ser recompensado. Se o cão quebrar a posição antes de ouvir o clic, não é recompensado e o treinador tenta outra vez.
6 – O clicker pode facilmente ser transferido de uma pessoa para a outra. Embora o som da nossa voz possa ser um estimulo forte para o cão, também tem uma desvantagem. Se o cão estiver condicionado a reagir só à nossa voz, será difícil ter outra pessoa a ajudar no treino. Aqui o clicker tem uma grande vantagem: há alturas em que o guia não está na melhor posição para observar uma acção perfeita; uma segunda pessoa pode ajudar o guia a “capturar” uma acção perfeita, através de clicar mesmo que o guia esteja de costas.
Excerto do livro “ Click & Treat “, de Gary Wilkes.
Traduzido e adaptado por Alexandra Santos para a Companhia dos Animais © 2004

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Seminário Educação Canina em Positivo "Técnicas de obediência com clicker"

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Nos próximos dias 27 e 28 de Junho terá lugar em Braga no Hotel da Falperra (http://www.hotelfalperra.com/) o primeiro seminário sobre Educação Canina em positivo, e contará com a presença do instrutor especialista em treino com clicker Fernando Silva (http://www.educa-cao.blogspot.com/). Este seminário tem como principal objectivo mostrar a todos os donos de cães que é possível ter um cão educado, sem recorrer a castigos, através de um método simples e saudável que apenas usa reforço positivo para conseguirmos aquilo que pretendemos do nosso cão : clicker training. Trata-se de um seminário sem fins lucrativos, cujas verbas reverterão a favor de associações de apoio a animais.

Programa



Informações sobre a inscrição –Seminário Técnicas de obediência com clicker
27 e 28 de Junho 2009, Braga

Limite para inscrições -22 de Junho 2009

Inscrição até 31 de Maio
Com cão* 70 euros
Sem cão 50 euros
Inscrição de 1 Junho até 22 de Junho
Com cão* 80 euros
Sem cão 60 euros

Condições especiais para Associações de resgate e voluntários das mesmas
40 euros/pessoa grupos de 5 pessoas
35 euros/pessoa grupos de 10 pessoas

Atenção: É obrigatório a apresentação de uma lista de voluntários da respectiva associação onde figurem os eventuais inscritos para o seminário

*Serão admitidos cães para o seminário que tenham ou não algum problema de comportamento (limite 10 cães). Também serão admitidos 8 a 10 cachorros. Ambos cães adultos e cachorros que nunca tenham trabalhado com clicker. Para saber se o seu cão pode ou não participar no seminário por favor envie email ou ligue.

Serão permitidas inscrições no dia do seminário (apenas sem cão) com acréscimo de 10% sobre opreço. (sujeito a disponibilidade)

Caso pretenda outras informações ou esteja interessado em receber a ficha de inscrição, envie um mail para rui.mmachado@gmail.com ou ligue para um dos seguintes contactos: 915301711/966177899



ASSOCIAÇÕES APOIADAS POR ESTA INICIATIVA







http://www.abra.org.pt/